quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Pin Up - Mais do que símbolos sexuais, elas ajudaram as mulheres a libertarem sua sexualidade



A imaginação masculina fez com que Alphonso Mucha e Jules Cheret no fim do século 19 criassem as primeiras imagens de mulheres em poses sensuais para pôsteres, fazendo escola no início do século 20, transferindo essas mulheres para os calendários de parede. O termo Pin-up surge daí, do pendurar nas paredes as ilustrações das divas do teatro de revista e dos maços de cigarros.
A idealização da perfeição feminina na década de 40 elevou as Pin-ups a serem mais subversivas, ousadas a ponto de utilizarem cintas-liga e grandes seios. As mulheres naturalmente acabaram incorporando essa estética como forma de sedução, como vemos no vídeo.
A partir dos anos 80, as modelos incorporam de forma mais sólida a estética Pin-up, ajudando a construir a imagem desse estereótipo feminino. Performances mais sensuais e fetichistas se unem ao charme dos filmes de 30 e 40. Dita Von Teese, em sua recente passagem pelo Brasil, é a representante mais forte atualmente. Sensual e provocativa, ela inspira-se Betty Grable, Marilyn Monroe e Rita Hayworth, e a eternizada Betty Boop.
Confira agora dicas básicas para se tornar uma Pin-up:
Lingerie: Aposte nos espartilhos, nas cinta-ligas com meias 3/8 e nas rendas;
Roupas: As roupas das Pin-ups são justas sem revelarem muito, insinuando as curvas do corpo. Vestidos e saias rodadas, camisas com botões estratégicos abertos e um nó embaixo e shorts curtos com cintura alta.
Maquiagem:
Delineador no estilo “gatinho” e batom vermelho. As Pin-ups geralmente possuíam a pele bem branquinha, então o blush deve ser aplicado em tons leves nas maçãs do rosto. Cílios bem longos ajudam a dar o charme.
Cabelo:
Conforme a moda da época, grandes cachos feitos com bobes e um penteado clássico como um coque contribuirão para completar seu glamour da Pin up. Um lenço serindo de tiara pode ajudar a dar um toque.

Um comentário: